Muitas pessoas sonham em adquirir uma Router CNC por diversos motivos, seja para começar um novo empreendimento, para automatizar processos e até mesmo para otimizar tempo e desperdício de material.

Mesmo depois de economizar, buscar as melhores opções e conquistar o seu novo equipamento, pode surgir a questão: e agora?

Não basta somente investir em uma máquina desse porte e pensar que agora seus problemas estão todos resolvidos!

Há cuidados muito necessários que devem ser tomados após a aquisição de uma Router CNC, e nesse artigo, iremos pontuar algumas precauções e dicas para que não restem mais dúvidas.

Dessa maneira, seu equipamento será administrado da melhor forma. Siga a leitura para saber mais sobre esse tópico!

Utilize os materiais adequados:

Um dos maiores erros de iniciantes, é pecar no momento da utilização de ferramentas.

As Routers CNC possuem uma vasta gama de fresas, brocas e diversas outras coisas que podem dar um acabamento impecável para seus projetos, porém, apenas se forem operadas de forma correta.

Por isso, pesquise sobre quais fresas são apropriadas para cada tipo de corte. Garantimos que terá um ótimo resultado se seguir essa recomendação!

Operação por quem entende:

Além dos materiais corretos, é necessário que o operador da máquina saiba o que está fazendo, tanto com os planos de corte, quanto na operação da máquina no geral.

Querer mexer no equipamento sem o devido conhecimento, pode acarretar em prejuízos e até mesmo acidentes, por isso, invista em cursos sobre Router CNC, ou opte por adquirir esse maquinário com empresas que fornecem treinamento!

Manutenção é essencial:

Para que as máquinas possam continuar com a produção ativa, é imprescindível que a lubrificação das mesmas esteja em dia!

Essas lubrificações são essenciais para proteger o equipamento, diminuindo o atrito entre as peças, o desgaste e a corrosão, além de facilitar ainda mais o manuseio pelos próprios profissionais responsáveis pela manutenção.

Aliás, programe-se para esse dia! Assim, você saberá quanto tempo será necessário para que a manutenção preventiva aconteça, afinal, é melhor que o equipamento fique parado somente por algumas horas para esse procedimento, do que estragar de repente, pegando você e sua produção de surpresa, trazendo estresse e prejuízos em decorrência de uma máquina estragada por maus cuidados.

Atente-se também ao tipo de lubrificante! Alguns são biodegradáveis, outros sintéticos, automotivos e diversos outros. Consulte o manual da máquina para entender qual é o lubrificante adequado para evitar gastos desnecessários no futuro.

Capacidade produtiva:

Antes de adquirir uma Router CNC, muitas pessoas informam ao consultor de vendas sobre quais são os materiais que serão usinados e qual é a quantidade desejada depois da compra, afinal, uma máquina dessas é um grande investimento e precisa atender às necessidades propostas.

Porém, um dos grandes erros, é comprar esse equipamento com um objetivo e utilizá-lo para isso, mas também para outro completamente diferente, fazendo com que muitas vezes a capacidade produtiva do mesmo se sobrecarregue.

Dessa forma, você se frustrará por a máquina não estar atendendo suas produções, mas também não pode se esquecer do fato de que não a adquiriu com esse objetivo.

Por isso, respeite a capacidade produtiva da sua Router CNC e utilize-a para os fins que foram repassados ao consultor de vendas no momento da aquisição, pois ele com certeza indicou o que melhor se aplica a você.

Se você seguir todas essas orientações e ficar de olho nas recomendações do manual do fabricante, temos certeza de que suas produções e sua empresa só crescerão!

Os segmentos de marcenaria, comunicação visual, construção civil e diversos outros, estão optando cada vez mais pelas Routers CNC para automatização de processos, então não fique para trás, pois agora você já sabe como tomar os devidos cuidados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *