Na hora de adquirir uma Router CNC para o seu negócio, surgem milhares de dúvidas sobre esse equipamento, não é mesmo? Você sabe o que é uma Router CNC, como operar esse equipamento, qual é o tamanho da mesa de trabalho indicada e se vale a pena investir nessa máquina?

Então continue a leitura, porque no post de hoje, iremos responder algumas perguntas simples, mas que podem ser de grande ajuda no momento da aquisição!

A seguir, uma lista com 8 informações importantes sobre as Routers CNC:

O que é uma Router CNC?

As Routers CNC são máquinas controladas através de um computador, que são utilizadas para diversos trabalhos de usinagem. A sigla que significa Controle Numérico Computadorizado, é a tradução de Computer Numeric Control.

Quais materiais podem ser usinados nesse equipamento?

Nas Routers CNC, diversos materiais podem ser usinados, como por exemplo MDF, ACM, acrílico, couro PU, EVA, PVC e muito mais! Porém, lembre-se: é necessário adquirir o equipamento e as ferramentas ideais para cada corte, para que suas produções tenham o acabamento que você busca.

Como aprender a operar uma Router CNC?

Para quem não possui conhecimento nesses equipamentos, o ideal é fazer o que sempre fazemos quando queremos aprender alguma coisa: procurar cursos sobre o assunto. Parece óbvio, porém, muitas pessoas tentam realizar os procedimentos em uma Router CNC sem entender, isso acaba comprometendo a máquina por mau uso! Por isso, é de extrema importância encontrar profissionais capacitados para repassar ao operador todos os treinamentos.

Diferenças básicas entre laser e CNC

Uma das principais diferenças entre máquinas a laser e CNC, é o sistema que elas utilizam. Enquanto uma faz trabalhos somente de corte e gravação através de raio laser, a outra faz trabalhos de cortes em 3 direções diferentes, mas também produz materiais em 2D e 3D.

Como essa tecnologia influencia na indústria?

A tecnologia das Routers CNC é uma das coisas mais benéficas para a indústria. Além de automatizar os processos, reduzir desperdícios e garantir a padronização dos materiais, com tudo isso ela ainda garante que a empresa saia na frente em relação à concorrência, já que estará produzindo muito mais em menos tempo.

Quantos funcionários preciso para operar esse equipamento?

Essa é uma das grandes vantagens de se adquirir uma Router CNC! Em vez de possuir 5 funcionários, com cada um executando uma função diferente no momento do processo do produto, será necessário somente 1 operador para utilizar a máquina. Dessa forma, você economiza tempo e dinheiro, reduzindo os custos de realização de trabalho.

Qual o tamanho da mesa de trabalho necessária para meus projetos?

O tamanho da mesa de trabalho irá depender de qual material será desenvolvido! Não adianta buscar um equipamento com uma mesa de trabalho de 5 metros, se utilizará somente 2 deles. Por isso, verifique e pesquise muito bem antes de investir, e converse com um profissional que entende de Routers CNC, para que ele possa indicar o que melhor se aplica para seu projeto.

Vale a pena investir em uma CNC?

Com certeza, principalmente se você deseja reduzir custos, tanto com funcionários, quanto com materiais. Em vez de necessitar de 4 ou 5 pessoas realizando um trabalho em uma mesma peça, sua empresa precisará apenas de 1 operando a máquina, além de claro, produzir em maior escala e com padronização.

Agora que já aprendeu um pouco mais sobre as Routers CNC, que tal adquirir uma para sua empresa e dar aquele upgrade que ela precisa? Não se esqueça de que é muito importante pesquisar antes de adquirir qualquer equipamento, para que não se decepcione no futuro.