Existem várias profissões ligadas ao maquinário CNC. Um especialista em CNC programador pode programar e operar o equipamento, fazer manutenção e instalações ou projetar e construir estes equipamentos.

Vamos dar ênfase neste texto ao programador. Os programadores CNC são os responsáveis pelo funcionamento de programação das máquinas CNC, sendo os responsáveis pelo envio de instruções às ferramentas motorizadas.

Neste artigo queremos lhe mostrar sobre como é o trabalho do programador CNC. Se você se interessa pela área, procure por cursos online com certificado nesta área, o certificado será a comprovação do seu aprendizado.

Então, pegue caneta e papel, e anote tudo que vamos lhe passar sobre especialista em CNC.

Vamos lá?

especialista em CNC

O que é programação CNC?

CNC é a abreviatura de Computer Numerical Control, que em português significa Controle numérico computadorizado. Eles têm o objetivo de programar máquinas de controle numérico que serão utilizadas em processos mecânicos como furação ou usinagem de tornos.

O software CNC tem o objetivo de acionar máquinas ferramentas como tornos, centro de usinagem, retíficas, prensas, dobradeiras, robôs, roteadores, moedores, pantógrafos a laser e outras máquinas industriais.

O trabalho do programador CNC. Será de programar, projetar e otimizar o software para que a configuração possa garantir que a usinagem funcione corretamente.

Especialista em CNC Programador

Um programador CNC deve sempre ter o conhecimento das linguagens de programação que são usadas nesses tipos de máquinas. E a linguagem mais amplamente usada para operar nessas máquinas é o código G.

Com o código G, o programador poderá controlar vários movimentos e funções de uma determinada ferramenta CNC, porque descreve a geometria das peças de trabalho. O conhecimento em ferramentas de corte e processos de usinagem também são necessários.

Hoje em dia, há uma grande procura de programadores CNC, pois ele é um perfil profissional muito necessário em quase todas as indústrias com processos de produção.

Os especialistas em CNC serão os responsáveis por melhorar a automação e flexibilidade dos processos da empresa.

Quais indústrias são mais demandadas por programadores CNC?

Funções de programador CNC

Um programador CNC será o responsável pelo uso e programação deste software. Eles trabalham na aplicação do software, associando o mesmo as devidas ferramentas de corte para o melhor desempenho da máquina.

Em suas tarefas diárias, os programadores CNC visam analisar as máquinas existentes, seus processos de trabalho e buscam otimizar se for necessário. Além de treinar e instruir os trabalhadores que operam nas máquinas e equipamentos.

Um especialista em CNC também têm o objetivo de verificar o uso dos materiais, observando todos os sinais de desgaste, acionando os técnicos de manutenção em CNC para atuar na manutenção, caso necessário.

Quais são as tarefas de um programador CNC?

Conhecimento necessário em programação CNC

Todos os programadores de máquinas de controle numérico vão possuir experiência dentro da área de informática e programação, com conhecimentos dentro da área de mecânica e de sistemas.

As habilidades técnicas de um especialista em CNC vão incluir softwares de manufatura CAD e CAM e boas noções em matemática e física.

E dentre as habilidades sociais, eles vão precisar trabalhar de forma totalmente estruturada e responsável, que deverá conter raciocínio lógico.

O que um programador CNC precisa saber?

Treinamento e qualificações necessárias para ser especialista em CNC

Ter um diploma técnico ou superior é algo necessário para ser programador CNC, muitas vezes, as empresas buscam perfis com bacharelado ou diploma na área de ciência da computação ou engenharia.

E além disso, para conhecer a profissão de programador CNC, aconselhamos a busca por curso online e a fazer estágio para entender o trabalho que você será inserido.

Salário do especialista em CNC

O salário inicial de um programador CNC nos Estados Unidos gira em torno de US $ 60.000 bruto por ano, chegando a quase US $ 100.000 para os profissionais mais experientes. O salário médio será em torno de cerca de US $ 75.000 brutos por ano.

Comparando ao Brasil, o salário médio de um programador CNC é geralmente de cerca de R$ 58.991,00 brutos por ano.

O salário pode ser maior ou menor, e isso dependerá de alguns fatores, entre eles: setor específico em que a empresa atua, local de trabalho ou experiência profissional anterior.

Depois de ler sobre “você sabe o que faz um especialista em CNC”, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *